
Exame de Polissonografia. O que é?
A polissonografia, ou exame do sono como é conhecido, é um exame que analisa a qualidade do sono e ajuda a diagnosticar doenças relacionadas ao sono.
O que é o exame de polissonografia?
Registram-se, por exemplo, as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, a frequência cardíaca e respiratória por meio do exame, assim como os movimentos dos olhos e nas pernas durante o estudo.
O exame pode diagnosticar distúrbios do sono de diferentes etiologias, desde apneia do sono até narcolepsia.
Além disso, na polissonografia, monitora-se os estágios do sono e ciclos para identificar quando seus padrões de sono são interrompidos e o motivo dessa interrupção.
Como é feito o exame de polissonografia?
A polissonografia pode ser feita em clínica ou ambiente hospitalar. Depende-se da complexidade do caso clínico para que os médicos possam avaliar corretamente todo o período de sono.
E como é feito? Fixam-se eletrodos em diversas partes do corpo, como cabeça, peitos e pernas. Conectam-se esses sensores a fios finos e flexíveis que enviam os sinais para um computador.
Há também a modalidade domiciliar. Monta-se na residência do paciente e retira no outro dia. Após o exame, analisa-se o resultado por uma neurofisiologista, que emite o laudo.
Existe contraindicação para fazer a polissonografia?
Não há nenhum tipo de contraindicação para que o paciente realize o exame do sono, a polissonografia é um exame não invasivo e indolor. Desta forma, não costuma provocar efeitos colaterais. Realiza-se esse exame em pessoas de qualquer idade.
Recomenda-se que o exame não se realize caso o paciente estiver, por exemplo, com gripe, febre e resfriado, ou com algum problema de saúde que possa interferir na qualidade do sono.
Principais indicações para o exame
Indica-se a realização de polissonografia para ronco, apneia do sono e distúrbio comportamental do sono REM, terror noturno. Além disso, recomenda-se o exame, por exemplo, para narcolepsia, cataplexia, insônia, síndrome de pernas inquietas e síndrome do sono insuficiente .
Qual o preparo para fazer o exame de polissonografia?
-
O paciente deve estar bem alimentado.
-
Pode manter suas atividades diárias normalmente. Evitando apenas o consumo de bebida alcoólica no dia do exame.
-
Para melhor fixação dos eletrodos, o cabelo deve estar, por exemplo, lavado e seco, sem utilização de produtos como gel, spray e cremes;
-
Contudo, deve-se suspender os medicamentos unicamente sob orientação do médico do paciente.
-
O paciente deve trazer, por exemplo, seus objetos de uso pessoal como: pijama ou camisola, chinelos, escova e pasta de dentes. Se necessário, o paciente deve trazer o seu travesseiro.
A Clínica de Neurofisiologia Dall Alba e Barros é especializada na realização do exame de polissonografia. Diagnostica-se, por exemplo, distúrbios do sono de qualquer complexidade, uma vez que dispõe de equipamentos modernos para realizar titulação de CPAP e BIPAP.
Além disso, realiza-se o teste de latência múltipla do sono, bem como vídeo EEG durante o registro da polissonografia. Entre em contato com nossa equipe e esclareça todas as dúvidas sobre o exame de polissonografia.
Laudo
O laudo será disponibilizado no nosso site dentro no prazo oficial de até 7 dias úteis e enviado via correios no prazo aproximado de 10 dias úteis.
Uma boa noite de sono é fundamental para o sucesso da Polissonografia. Tente relaxar e adotar uma rotina tranquila nas horas que antecedem o exame.
Lembramos que estamos aqui para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, visando seu bem-estar e uma avaliação precisa. Caso tenha alguma dúvida adicional, não hesite em nos contatar.
Oferecemos também a modalidade de Polissonografia Domiciliar, entre em contato para verificar a disponibilidade.