top of page
Eletroneuromiografia-Genitoperineal

Eletroneuromiografia Genitoperineal

A eletroneuromiografia genitoperineal é um exame que avalia os nervos e músculos genitais e do períneo, nos casos de incontinência fecal, impotência e dor pélvica.

Contudo, é possível avaliar a atividade elétrica dos músculos e o reconhecimento da capacidade. Além disso, analisa-se a tonicidade e a resistência da contração da musculatura do assoalho pélvico.

Qual a função da eletroneuromiografia genitoperineal?

O exame de eletroneuromiografia genitoperineal tem a finalidade de realizar avaliações. Por exemplo, a latência distal do nervo pudendo, realizado com eletrodo de Sant-Mark, e no estudo da condução sensitiva do nervo dorsal do pênis.

Estuda-se, também, por exemplo, o reflexo pudendo anal e reflexo bulbo carvenoso. Por outro lado, a eletroneuromiografia genitoperineal ainda atua no registro com eletrodos de agulha no músculo do períneo e estímulo do nervo pudendo.

Some a isso a possibilidade de avaliar da integridade dos nervos pélvicos. Para completar, é realizado o estudo miográfico com eletrodo de agulha concêntrica da região anal e do períneo.

Qual a duração do exame?

Ressalta-se que o exame da eletroneuromiografia genitoperineal tem duração média de 30 a 60 minutos.

Existe algum tipo de preparo?

É preciso, por exemplo, que haja a higiene íntima do local a ser estudado. No caso dos homens, deve-se cortar os pelos pubianos para estudo de disfunção erétil.

O estudo assemelha-se ao exame de eletroneuromiografia convencional quanto as restrições em pacientes que fazem uso de anticoagulantes. Como sugestão, é preciso consultar o médico assistente sobre a possibilidade de suspender a medicação. Observa-se, no entanto, que é possível realizar o exame mesmo em vigência de anticoagulantes, lembrando sobre o risco maior de hematomas e sangramentos.

Recomenda-se o acompanhamento do técnico do aparelho no ato do exame nos pacientes portadores de marcapasso, desfibrilador e neuroestimuladores. Orienta-se, também, o agendamento de consulta com o especialista após a realização do exame, tendo em vista que o exame pode desregular o aparelho, assim como os neuroestimuladores podem interferir no exame.

A
Clínica de Neurofisiologia Dall Alba e Barros dispõe de profissionais e estrutura para realização da eletroneuromiografia genitoperineal. Entre em contato com a nossa clínica, e esclareça todas as dúvidas sobre o exame.

Laudo

O laudo será disponibilizado no nosso site dentro no prazo oficial de até 7 dias úteis, podendo, em alguns casos, ser antecipado para até 15 minutos após a realização do exame, dependendo da disponibilidade na agenda.

Jejum

Não é necessário jejum. 

Duração

O exame tem duração aproximada de 40 minutos a 1 hora.

Medicações

Destacamos que quaisquer suspensões de medicamentos devem ocorrer apenas com a autorização do médico responsável!

Recomendações

Se estiver em uso de ácido acetilsalicílico (AAS), a administração pode ser mantida normalmente.
 
Se estiver em uso de Rivaroxabana, Apixabana, Edoxaban e Dabigatrana, recomendamos, no dia do exame, tomá-los após a realização do procedimento.
 
Para pacientes em tratamento com Marevan® ou Varfarina (Warfarina), é essencial apresentar um resultado do exame de coagulograma (INR) de até 24h antes do procedimento.
 
Para pacientes em uso de Mestinon®, recomenda-se suspender a medicação 24h antes do procedimento, sob orientação do médico solicitante.

Eletroneuromiografia genito-perineal: recomendamos a suspensão de antiagregantes e anticoagulantes, sob orientação do médico solicitante.

Ademais, o paciente deve manter suas medicações de uso contínuo.

 
Favor informar nossa equipe sobre quaisquer medicamentos em uso, e nos acionar em casos de possíveis dúvidas.

Contato

(11) 3791-8330

(11) 5192-1089

AV. PAULISTA -SP

Rua Peixoto Gomide, 515

 SALA 115 - Jd. Paulista

UNIDADES

ST. ANDRÉ -SP

Avenida Industrial, 1680

TORRE 1 - SALA 805

CAMPESTRE

IPIRANGA

Rua Arcipreste Andrade, 727

SALA 27 - Ipiranga

© 2025 todos os direitos reservados. Clinica de Neurofisiologia Dall Alba e Barros.

bottom of page