Potencial Evocado P300. Entenda o que é o exame
- Clinica de Neurofisiologia Dall Alba e Barros
- 14 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Potencial evocado P300, também conhecido como potencial evocado auditivo de longa latência. Esse exame, com nome até certo ponto extenso, tem a finalidade de analisar o processamento cognitivo central da pessoa.
Ou seja, observa os processos que ocorrem no córtex cerebral relacionados com a cognição, memória e atenção, e que são necessárias ao processamento auditivo central.
O que é o Potencial Evocado P300?
Em primeiro lugar, o P300 é um Potencial Evocado Auditivo que reflete o uso funcional que o indivíduo faz do estímulo auditivo. Por isso, é altamente dependente das habilidades cognitivas, entre as quais a atenção e a discriminação auditiva.
Trata-se de um procedimento de avaliação objetiva. Por outro lado, depende da experiência do avaliador em detectar os picos das ondas. Assim, é importante a utilização de métodos de registro que facilitem a análise da presença de resposta e a interpretação dos resultados.
O Potencial Evocado P300 avalia quais doenças?
Esse exame auxilia, por exemplo, no diagnóstico de disfunção cognitiva, transtorno de déficit de atenção, hiperatividade, transtornos psiquiátricos, demência e, recentemente, encefalopatia. Além disso, é solicitado para indivíduos em idade escolar com queixas de dificuldade de concentração ou pesquisa de TDAH.
Como é realizado esse exame?
O registro desses potenciais na prática clínica é realizado por meio de eletrodos que são posicionados na superfície da cabeça.
São realizados estímulos acústicos, em duas frequências diferentes, sendo um deles apresentado em menor quantidade. Por isso, é necessária a manutenção da atenção do paciente durante o exame para identificar os diferentes estímulos.
O P300 é uma onda positiva no traçado do exame, que ocorrem em torno de 300 milissegundos. Nos casos de alterações cognitivas devido a encafalopatia hepática, por exemplo, o exame ajuda no monitoramento do efeito do tratamento.
Qual a duração do exame?
O exame dura em torno de 30 minutos. O atraso na latência do potencial P300 ou sua ausência, por exemplo, poderá indicar um distúrbio cognitivo. Vale ressaltar que o exame P300 é indolor e não provoca nenhum desconforto.
Existe preparo para realizar o P300?
Existe, sim. Recomenda-se que o paciente compareça alimentado e sem sono, uma vez que deve manter a atenção durante a realização do exame. De preferência, o paciente deve trazer o exame de audiometria tonal.
Há alguma contraindicação?
A idade dos indivíduos, por exemplo, deve ser levada em consideração na análise do Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência P300. Pacientes com perda auditiva grave não podem realizá-lo.
Para finalizar, a Clínica de Neurofisiologia Dall Alba e Barros oferece toda a estrutura para a realização do exame. Nossa equipe é formada por profissionais capacitados, que visam alcançar um diagnóstico assertivo e permitir um tratamento adequado. Assim, você terá uma melhor qualidade de vida.






Comentários