Exame Potencial Evocado Somato Sensitivo. O que é?
- Clinica de Neurofisiologia Dall Alba e Barros
- 14 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Em primeiro lugar, ressalta-se que o exame Potencial Evocado Somato Sensitivo é um conjunto de testes neurofisiológicos do sistema nervoso. Sua função é avaliar funcionalmente os feixes e vias nervosas somato sensitivas do sistema nervoso central e periférico.
O que é o Exame Potencial Evocado Somato Sensitivo?
Também conhecido como PESS, esse exame analisa a integridade das vias sensitivas centrais medulares e encefálicas. Avalia-se a partir de um estímulo elétrico ou tátil em determinados nervos nos membros a serem avaliados (braços ou pernas).
Em outras palavras, essa avaliação somatossensitiva se refere à parte do sistema nervoso que nos proporciona sensações nas partes do corpo. Por exemplo, experiências como prazer, cócegas, conforto e equilíbrio.
Para que serve o exame PESS?
Usa-se o exame para distinguir patologia central versus periférica, quando combinados com o exame da eletroneuromiografia.
Como é realizado o exame?
Colocam-se diversos eletrodos no couro cabeludo e no corpo com uma pasta adesiva que irá fixá-los e realizar a transmissão dos sinais. Tudo isso com o paciente deitado.
Por outro lado, são posicionados eletrodos diferenciados no membro a ser avaliado. Aplica-se um estímulo elétrico de baixa intensidade no nervo a ser investigado.
Qual a duração do exame?
O paciente permanece deitado e relaxado durante aproximadamente 60 minutos. Ressalta-se que não há contraindicações e que o paciente deve permanecer relaxado e cooperante durante todo o exame. Em paciente agitados, por exemplo, não é possível se realizar o estudo.
Preparo para o exame Potencial Evocado Somato Sensitivo
Recomenda-se que o paciente se apresente com as extremidades aquecidas. É essencial que não utilize, por exemplo, cremes no cabelo e na pele no dia da realização do exame.
Contudo, outro detalhe importante é levar exames relacionados com a patologia, como ressonância da coluna cervical e eletroneuromiografia. Por outro lado, não há a necessidade de parar com o uso de medicações.
A Clínica de Neurofisiologia Dall Alba e Barros é composta por especialistas em neurofisiologia que atendem diversos segmentos da neurociência. São os casos do Potencial Evocado Somato Sensitivo e da Eletroneuromiografia. Quer saber mais detalhes sobre esse e outros exames e esclarecer qualquer dúvida sobre os procedimentos? Entre em contato com a gente.






Comentários