Emissões Otoacústicas: O que são e onde realizar?
- Clinica de Neurofisiologia Dall Alba e Barros
- 14 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

O que são as Emissões Otoacústicas?
As Emissões Otoacústicas (EOA) são respostas à estímulos sonoros que ocorrem dentro do ouvido. É um exame totalmente indolor que tem como objetivo avaliar a saúde auditiva de forma rápida e eficaz.
Indicação clínica
Indica-se o exame de “Emissões Otoacústicas por produto de dispersão e por estímulo transiente”, principalmente para investigar déficit auditivo em crianças e bebês, atraso na compreensão da fala ou teste da orelhinha. Em adultos é indicado principalmente para avaliação otológica de lesão por ruído ou toxidade farmacológica, além de alguns casos de zumbido, entre outros. O exame permite a triagem de perda auditiva através da avaliação das células ciliadas externas da cóclea.
A realização do Exame
A condução do exame de Emissões Otoacústicas consiste na apresentação de estímulos sonoros suaves aos pacientes por meio de fones de ouvido. As respostas emitidas pelo ouvido são registradas, e os resultados são gerados para que possam ser analisados por profissionais qualificados. O exame tem duração de cerca de 30 minutos, porém necessita que o paciente esteja completamente relaxado para ser realizado, em pacientes cooperantes pode chegar a durar aproximadamente 10 minutos.
O preparo
Recomenda-se de que seja feita a privação do sono do paciente, ou seja, é necessário que o paciente durma menos do que o habitual, para que possa dormir na hora de realizar o exame. Entre em contato para mais orientações.
Para crianças, deve-se levar mamadeira ou alimentos habituais e objetos que o paciente utilize para dormir, como chupeta e travesseiro.
Não há necessidade de jejum ou preparações especiais relacionadas à alimentação.
Certifique-se de que seus ouvidos estejam limpos e livres de excesso de cera. Acúmulo de cera pode interferir nos resultados do exame.
Caso seja necessário a administração da sedação, trabalhamos apenas com indutores do sono leve, pois nos permitem trabalhar de forma segura e eficaz. Não trabalhamos com anestesia.
É recomendada a avaliação otológica antes do exame, pois a obstrução do conduto auditivo externo altera o resultado.
Quando adulto é necessário ser cooperante para realizar o exame.
No Centro de Neurofisiologia Dall Alba e Barros atendemos convênios, por reembolso, e também realizamos exames particulares, entre em contato no link a seguir para mais informações: https://neurofisiodb.com.br/convenios/
Artigos relacionados:
Palavras-chave: emissões otoacústicas, EOA, BERA, autismo, TEA, epilepsia, neurofisiologia, audiometria, perda auditiva, convulsões, onde fazer, atraso na fala.
Comentarios