Eletroencefalograma (EEG) e o autismo: é possível o diagnóstico?
- Clinica de Neurofisiologia Dall Alba e Barros
- 14 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Muitas pessoas se perguntam se através do eletroencefalograma(EEG) é possível o diagnóstico do autismo(TEA) ou outras comorbidades. Será que apenas com um exame ou avaliação isso é possível? Leia o nosso artigo e saiba mais sobre esse assunto que gera tanta dúvida em pais e responsáveis pelos autistas.
O que é o eletroencefalograma (EEG)?
O EEG, ou Eletroencefalograma, é um procedimento neurofisiológico que nos permite analisar a atividade cerebral por meio de eletrodos colocados suavemente no couro cabeludo do paciente. Não se preocupe, o exame é totalmente seguro e indolor.
Para garantir resultados precisos, é importante que a criança esteja relaxada e tranquila durante o procedimento. Em alguns casos, os médicos solicitam que o exame seja feito com sedação, no Centro de Neurofisiologia Dall Alba e Barros utilizamos apenas indutores do sono leve como forma de sedação, administradas por via oral, pois nos permitem trabalhar com eficácia, visando sempre o bem-estar e segurança do paciente.
Mas qual a principal relação entre EEG e Autismo?
O Autismo pode coexistir com outras condições médicas ou psiquiátricas. O EEG pode ser útil na identificação de comorbidades, como epilepsia, convulsão e distúrbios do sono, que também podem afetar o comportamento e o desenvolvimento das crianças autistas. Além disso, o EEG ajuda os profissionais de saúde a diferenciar o Autismo de outros transtornos do neurodesenvolvimento, tornando o diagnóstico mais preciso.
Apenas o EEG, é suficiente para o diagnóstico de autismo?

É importante ressaltar que o EEG é apenas uma das ferramentas que auxiliam no diagnóstico do autismo e não deve ser considerado isoladamente. Ele deve ser complementado por uma avaliação clínica completa, envolvendo diferentes especialistas e exames, garantindo assim um diagnóstico preciso e um plano de intervenção personalizado para cada caso.
Aqui em nossa clínica, valorizamos cada aspecto da saúde, buscando sempre promover o bem-estar de pacientes autistas. Trabalhando de forma segura e eficaz, com uma equipe altamente qualificada, estamos comprometidos em oferecer os melhores cuidados para nossos pacientes.
Saiba mais sobre o Eletroencefalograma(EEG) em: https://neurofisiodb.com.br/eeg-eletroencefalograma-pacientes-com-quadro-clinico-de-autismo/
No Centro de Neurofisiologia Dall Alba e Barros atendemos convênios, por reembolso, e também realizamos exames particulares, entre em contato no link a seguir para mais informações: https://neurofisiodb.com.br/convenios/
Artigos relacionados:
Levisohn, P.M. (2007), The autism-epilepsy connection. Epilepsia, 48: 33-35.
Keller R, Basta R, Salerno L, Elia M. Autism, epilepsy, and synaptopathies: a not rare association. Neurol Sci. 2017 Aug;38(8):1353-1361. doi: 10.1007/s10072-017-2974-x. Epub 2017 Apr 28. PMID: 28455770.
Rossi PG, Parmeggiani A, Bach V, Santucci M, Visconti P. EEG features and epilepsy in patients with autism. Brain Dev. 1995 May-Jun;17(3):169-74. doi: 10.1016/0387-7604(95)00019-8. PMID: 7573755.
Precenzano F, Parisi L, Lanzara V, Vetri L, Operto FF, Pastorino GMG, Ruberto M, Messina G, Risoleo MC, Santoro C, Bitetti I, Marotta R. Electroencephalographic Abnormalities in Autism Spectrum Disorder: Characteristics and Therapeutic Implications. Medicina (Kaunas). 2020 Aug 19;56(9):419. doi: 10.3390/medicina56090419.
Palavras-chave: eletroencefalograma, eeg, autismo, TEA, epilepsia, neurofisiologia, eeg com sedação, eletroencefalograma com sedação, convulsões, epilepsia.
Comments