
Vídeo Eletroencefalograma Contínuo (VEEG)
O exame VEEG é a sigla de Vídeo Eletroencefalograma Contínuo. Uma de suas finalidades é auxiliar o médico a definir se as manifestações apresentadas por um paciente são de natureza epiléptica ou não.
O que é o Vídeo Eletroencefalograma Contínuo?
O VEEG tem a mesma funcionalidade do tradicional eletroencefalograma. Trata-se de um exame gráfico que analisa a atividade elétrica cerebral com o acréscimo de um registro simultâneo em vídeo
Destaca-se como diferencial desse exame o monitoramento dia e noite do paciente. Para se ter ideia, o registro é feito com câmera de vídeo acoplada ao equipamento para correlação da imagem do paciente ao traçado eletrográfico.
O exame pode ser realizado, por exemplo, em nível ambulatorial ou em pacientes internados em hospitais ou clínicas. Além disso, a Clínica Neurológica Dall Alba e Barros dispõe da modalidade domiciliar, prezando o conforto do paciente.
Para que serve o exame VEEG?
O VEEG permite uma avaliação mais detalhada das crises epilépticas e não epilépticas. Isso auxilia na investigação de inúmeras patologias que alteram a função cortical.
Preparo para a realização do Vídeo Eletroencefalograma Contínuo
-
Não se necessita, por exemplo, a privação do sono, uma vez que o registro será prolongado, muitas vezes com frequência durante a noite.
-
Além disso, não há necessidade de interromper as medicações em uso para fazer o VEEG.
-
Contudo, necessita-se lavar e secar os cabelos para a realização do exame. Evite passar gel, mousse ou laquê.
-
Para menores de 18 anos e maiores de 60 anos, recomenda-se um acompanhante no dia do exame.
-
Além disso, recomenda-se estar com exames relacionados com a patologia em estudo, como RNM de crânio.
Quais as principais indicações?
-
Diferencia-se eventos epilépticos de não epilépticos. Por exemplo, síncopes, arritmias cardíacas, distúrbios do sono e distúrbios psiquiátricos.
-
Classificação de síndromes e crises epilépticas, como mioclônica, espasmos, tônica-clônica.
-
Além disso, serve para determinar a zona epileptogênica na investigação pré-cirúrgica para epilepsia.
-
Determinar a frequência das crises.
-
Avaliação dos casos de epilepsia refratária ao tratamento medicamentoso.
Existem contraindicações?
Evita-se a realização do exame, por exemplo, em pacientes que apresentem seborreia excessiva, infecção de pele no couro cabeludo e pediculose. Deve-se relatar esses problemas no momento do agendamento.
A Clínica de Neurofisiologia Dall Alba e Barros oferece toda a estrutura para a realização do exame. Entre em contato e esclareça todas as dúvidas sobre o Vídeo Eletroencefalograma Contínuo.
Laudo
O laudo será disponibilizado no nosso site dentro no prazo oficial de até 7 dias úteis e enviado via correios no prazo aproximado de 10 dias úteis.
Alimentação
Oferecemos alimentação para o paciente e 1 acompanhante durante o exame, porém nosso cardápio é limitado, então caso haja alguma restrição alimentar é necessário trazer a sua própria alimentação. Caso o paciente opte por trazer alimentação, todas as suítes possuem frigobar para armazenamento e disponibilizamos micro-ondas.
Duração
O tempo de duração do exame é determinado pelo médico solicitante, sendo as opções mais comuns: 12 horas, 24 horas, 48 horas; estas são contadas a partir do momento da montagem do exame.
Medicações
O paciente deve manter suas medicações de uso contínuo. Alterações devem ser feitas somente mediante orientação do médico solicitante.
Informação Adicional: O pacote do VEEG inclui o exame e a hospedagem, mas não abrange medicações e atendimentos relacionados a intercorrências médicas não associadas ao procedimento. Em situações de maior gravidade, o paciente será encaminhado para um hospital credenciado por sua operadora (ou o de sua preferência), não sendo de responsabilidade da clínica os custos associados a esses atendimentos.


