top of page
Potencial Evocado Visual de Varredura VEP

Potencial Evocado Visual de Varredura (VEP): Estimativa da Acuidade Visual

O que é?

O Potencial Evocado Visual de Varredura estima a acuidade visual, sendo de grande utilidade em cenários onde existe baixa confiabilidade.

Em pacientes adultos, a acuidade visual pode ser facilmente avaliada por meio da tabela de Snellen, mas isso nem sempre é viável em todas as situações clínicas. Pacientes pediátricos, portadores de deficiências cognitivas, ou aqueles com problemas de comunicação podem não conseguir responder de maneira confiável a esses testes convencionais.

Diante disto, o Potencial Visual de Varredura corresponde à uma ferramenta que auxilia na avaliação da acuidade visual de forma objetiva. Por apresentar capacidade de fornecer medidas diretas, além de possuir aplicabilidade em uma variedade de cenários clínicos, acaba por representar uma escolha interessante para oftalmologistas e neurologistas em busca de uma avaliação adicional da função visual.

Como é feito o Potencial Visual de Varredura?

Inicia-se o procedimento com a marcação de pontos estratégicos para a colocação de eletrodos no couro cabeludo do paciente. Os pontos são limpos com uma esponja abrasiva, sendo colocada uma pasta adesiva e condutora a fim de fixar os eletrodos.

Durante o procedimento, o paciente deve concentrar sua atenção em um monitor que irá projetar estímulos visuais. Os olhos do paciente são estimulados tanto individualmente, sendo o olho não estimulado tapado com um tampão, quanto simultaneamente.

Com base nas respostas registradas, os profissionais de saúde podem estimar a acuidade visual do paciente de forma objetiva, sem depender da comunicação verbal do indivíduo. Ainda assim, é necessário que o paciente seja cooperante a nível de manter fixação no monitor durante a realização do exame.

O procedimento é totalmente seguro e indolor, tem duração aproximada de 1h e necessita que o paciente esteja completamente relaxado para ser realizado.

Existe preparo para realizar o exame?

Pacientes que utilizam lentes corretivas e óculos regularmente deverão levá-los ao dia do exame.

É necessário que o indivíduo esteja com o cabelo seco, limpo, e livre de resíduos (creme, gel, entre outros).

Recomenda-se que o paciente traga exames anteriores relacionados à hipótese diagnóstica em investigação, inclusive relatório de avaliação oftalmológica e exames de imagem pertinentes ao caso.

A Clínica de Neurofisiologia Dall Alba e Barros tem toda a estrutura para realização do exame Potencial Evocado Visual de Varredura. Entre em contato e esclareça todas as dúvidas sobre o procedimento.

Laudo

O laudo será disponibilizado no nosso site dentro no prazo oficial de até 7 dias úteis, podendo, em alguns casos, ser antecipado para até 15 minutos após a realização do exame, dependendo da disponibilidade na agenda.

Jejum

Não é necessário jejum.

Duração

O exame tem duração aproximada de 1 hora. Realizado em vigília.

Medicações

O paciente deve manter suas medicações de uso contínuo. Alterações devem ser feitas somente mediante orientação do médico solicitante.

whatsapp_logo_icon_189219.png

Contato

(11) 3791-8330  |  (11) 95827-3373  |  santoandre@neurofisiodb.com.br

AV. PAULISTA -SP

Rua Peixoto Gomide, 515

 SALA 115 - Jd. Paulista

UNIDADES

ST. ANDRÉ -SP

Avenida Industrial, 1680

TORRE 1 - SALA 805

CAMPESTRE

IPIRANGA

Rua Arcipreste Andrade, 727

SALA 27 - Ipiranga

© 2024 todos os direitos reservados. Clinica de Neurofisiologia Dall Alba e Barros.

bottom of page