
Potencial Evocado de Fibra Fina. O que é?
Você sabe o que é Potencial Evocado de Fibra Fina? É um exame que avalia neuropatia periférica de fibras nervosas finas não mielinizadas tipo C e A delta.
Esses problemas causam, por exemplo, dor neuropática (sensação de queimação) e/ou alteração do sistema autônomo. Contudo, em muitos casos, os outros exames são normais, como a eletroneuromiografia convencional e o potencial evocado somatossensitivo.
O exame Potencial Evocado de Fibra Fina, também conhecido como PREP (Pain-Related Evoked Potentials, tem a vantagem de ser não-invasivo, praticamente indolor e independe da cooperação ativa do paciente. É objetivo, reprodutível e de fácil realização e replicação.
Potencial Evocado de Fibra Final: como é feito o exame?
Sente-se, por exemplo, um leve estímulo elétrico, como uma picadinha, no dorso do pé e/ou dorso da mão. O exame tem duração de 30 minutos.
Não é necessário, por exemplo, preparo específico. Por outro lado, leva-se os exames anteriores relacionados a doença em questão, como ENMG, potencial evocado e exames de imagem.
Em conclusão, a Clínica de Neurofisiologia Dall Alba e Barros oferece toda a estrutura para a realização do exame. Nossa equipe é formada por profissionais capacitados, que visam alcançar um diagnóstico assertivo e permitir um tratamento adequado. Entre em contato e saiba todos os detalhes sobre o Potencial Evocado de Fibra Fina.


