
Estimulação Elétrica por Corrente Contínua
A Estimulação Elétrica por Corrente Contínua consiste na aplicação de corrente elétrica contínua de baixa intensidade sobre a cabeça, podendo gerar mudanças na excitabilidade cerebral.
A técnica pode aumentar ou diminuir a atividade cerebral, dependendo do local e posicionamento dos eletrodos na cabeça, que, por sua vez dependerá, da doença do paciente.
O que é Estimulação Elétrica por Corrente Contínua
Trata-se de uma técnica de estimulação cerebral não-invasiva. O exame é basesado na aplicação terapêutica de corrente elétrica contínua de baixa amperagem (1 a 3 mA). Isso ocorre de forma a estimular ou inibir determinada região cerebral.
Existem algumas com vantagens, como a facilidade na aplicação e a portabilidade do aparelho. Alimenta-se o aparelho, por exemplo, com uma bateria de 9 volts. Além disso, possui circuitos de segurança que garantem que a corrente não exceda os limites programados.
Para que serve o exame?
Indica-se o exame para problemas como depressão refratária ao tratamento medicamentoso, dor crônica e reabilitação neurológica.
Existem outras situações clínica em protocolos de pesquisa, como estado mínimo de consciência e doenças degenerativas cerebrais, entre outros.
Trata-se de uma alternativa terapêutica, por exemplo, em pacientes domiciliares e naqueles onde a estimulação magnética é contraindicada.
Como é feita a Estimulação Elétrica por Corrente Contínua?
O planejamento terapêutico é individualizado. Indica-se, inicialmente, entre cinco a dez sessões. Por outro lado, o número de sessões não é padronizado.
Decide-se sobre qual o melhor esquema de aplicação a seguir, dependendo da resposta nos primeiros 14 dias. A duração da sessão é de 20 a 30 minutos, podendo ser feita de uma a duas vezes ao dia, com pelo menos uma a duas horas de intervalo.
Existem efeitos colaterais?
Os efeitos colaterais mais comuns do exame são, por exemplo, dor de cabeça, tontura e irritação na pele. No entanto, todos leves e transitórios.
Em conclusão, existem, sim, contraindicações do exame. Contudo, o exame não pode, por exemplo, ser feito com quem possui implantes cerebrais de clipes metálicos próximo à região a ser estimulada.
A Clínica de Neurofisiologia Dall Alba e Barros dispõe de profissionais e estrutura para realização da Estimulação Elétrica por Corrente Contínua. Entre em contato com a nossa clínica e esclareça todas as dúvidas sobre o exame.