
Eletroneuromiografia de Fibra Única
O exame de eletroneuromiografia de fibra única consiste em uma técnica especial e de maior sensibilidade para o diagnóstico de Miastenia Gravis.
Miastenia gravis (CID 10 – G70) é um distúrbio crônico (ou seja, sem cura) e neuromuscular caracterizado pela fraqueza muscular, pálpebras caídas, cansaço extremo e visão dupla. Para se ter ideia, é mais comum em mulheres dos 20 e 35 anos; e homens idosos, a partir dos 60 anos.
Para que serve a Eletroneuromiografia de Fibra Única?
É um exame neurofisiológico que serve para avaliar o funcionamento da junção neuromuscular. Ou seja, uma região microscópica que corresponde à conexão entre o músculo e o nervo, e é a região acometida pela Miastenia gravis.
Quais sintomas são detectados no exame?
A eletroneuromiografia de fibra única serve para avaliar a suspeita de Miastenia gravis, o que inclui, por exemplo, os seguintes sintomas:
-
Queixas de fadiga;
-
Cansaço;
-
Fraqueza muscular generalizada;
-
Fraquezas nos músculos da face;
-
Alterações de fala (“fala anasalada”);
-
Dificuldade de engolir ou engasgos;
-
Alterações de visão, como estrabismo (“ficar vesgo”) e visão dupla.
-
Enquanto a eletroneuromiografia de rotina estuda várias fibras musculares ao mesmo tempo, a técnica de Fibra Única é realizada para o estudo de fibras musculares isoladas.
Como funciona esse exame?
Utiliza-se eletrodos especiais, que possuem uma superfície de registro muito pequena para captar o potencial de ação das fibras musculares em seus menores componentes. Geralmente, avaliam-se os músculos da região próxima aos olhos, que são os mais vulneráveis a miastenia ou o músculo do antebraço.
Duração da Eletroneuromiografia de Fibra Única
O exame de Eletroneuromiografia de Fibra Única tem duração média de 60 minutos. Em primeiro lugar, ressalta-se que os pacientes em investigação de Miastenia Gravis devem suspender o medicamento Mestinon® no dia anterior ao exame. Isso, claro, se permitido pelo médico solicitante.
Existem contraindicações?
Existem, sim, e são semelhantes ao exame de eletroneuromiografia convencional. Por exemplo, esse estudo é realizado com restrições em pacientes que fazem uso de anticoagulantes.
Como sugestão, é preciso consultar o médico solicitante sobre a possibilidade de suspender a medicação. Observa-se, no entanto, que é possível realizar o exame mesmo em vigência de anticoagulantes, lembrando sobre o risco maior de hematomas e sangramentos.
Por outro lado, recomenda-se o acompanhamento do técnico do aparelho no ato do exame em pacientes portadores de marcapasso, desfibrilador e neuroestimuladores.
Contudo, orienta-se o agendamento de consulta com o especialista após a realização do exame, tendo em vista que o exame pode desregular o aparelho. Além disso, os neuroestimuladores podem interferir no exame.
A Clínica de Neurofisiologia Dall Alba e Barros dispõe de profissionais e estrutura para realização da eletroneuromiografia de fibra única. Entre em contato com a nossa clínica e esclareça todas as dúvidas sobre o exame.
Laudo
O laudo será disponibilizado no nosso site dentro no prazo oficial de até 7 dias úteis, podendo, em alguns casos, ser antecipado para até 15 minutos após a realização do exame, dependendo da disponibilidade na agenda.
Jejum
Não é necessário jejum.
Duração
O exame tem duração aproximada de 2 horas.
Medicações
Destacamos que quaisquer suspensões de medicamentos devem ocorrer apenas com a autorização do médico responsável!


